Como vender como afiliado usando blogs e conteúdo
- david ricardo de macedo
- 22 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de set. de 2020
Já pensou se a internet não tivesse conteúdo?

Não faz sentido, não é? Imagine você acessar o Google e não encontrar nenhum post depois de uma busca por algum termo específico? Você não teria como pesquisar certos assuntos e, provavelmente, não acharia este artigo com informações sobre como vender como afiliado, por exemplo.
Deu para entender onde quero chegar, não é?
Sim, o conteúdo sempre foi e será o elemento que dá sentido à internet. Se não fosse o conteúdo (seja vídeo, texto ou áudio), o ambiente digital simplesmente não existiria. Isso é fácil de entender, mas que parece que muita gente não deu conta ainda que o conteúdo também é essencial para qualquer estratégia de marketing feita no ambiente digital. Inclusive, o marketing de afiliação.
Mas o que o conteúdo tem a ver com afiliado e a coisa toda? Bem, isso é o que eu vou responder a partir de agora…
Você já sabe o que um afiliado faz?
Tenho tratado bastante sobre este assunto aqui no blog, inclusive, compartilhei há pouco tempo com você a minha experiência como palestrante em um dos maiores eventos de marketing da América Latina, o Afiliados Brasil. Se você ainda não viu, não esquece de dar um “pulinho” lá e conferir depois. Tem muita informação bacana lá pra você que quer trabalhar com este formato.
Agora voltando, só para gente deixar as coisas amarradinhas: um afiliado é alguém que vende produtos de terceiros na internet. Funciona basicamente assim:
1 – Existe o produtor, que é quem cria os produtos digitais (seja um e-book, treinamento, videoaula ou qualquer outro produto/serviço que seja disponibilizado apenas pela internet);
2 – Ele cadastra os seus produtos em um programa de afiliados com as comissões que deseja pagar;
3 – Você se cadastra em um programa de afiliados (como o Monetizze, Eduzz ou Hotmart, por exemplo) e escolhe os produtos disponíveis na plataforma para vender;
4 – Você recebe links exclusivos para divulgar e sempre que alguém comprar por esses links, você recebe comissões.
Neste 4º passo de como vender como afiliado é onde o conteúdo e o blog entram em cena…
Exatamente na divulgação dos seus links para que as pessoas comprem por ele e não por outro lugar. Afinal, já se perguntou como alguém acharia o seu link se não fosse através de um conteúdo? Não teria sentido e relevância (até os anúncios exigem algum tipo de conteúdo).
Portanto, se você quer vender mais, deve atrair pessoas e não existe nada melhor que o marketing de conteúdo para te ajudar com isso. Aliás, tem uma frase de Seth Godin que indica exatamente porque você deve dar importância a essa estratégia:
Marketing de conteúdo é a última estratégia de marketing que sobrou.
Marketing de conteúdo como estratégia de vendas

Tem a afiliação como fonte de venda principal e outros que usam o modelo para completar os ganhos. Em ambos os casos, o conteúdo tem um papel importantíssimo para fazer os sites e os produtos serem encontrados, gerar relacionamento e para converter diretamente.
Em algumas estratégias de afiliação que atuo, são gerados conteúdos para todas as fases da jornada de compra. Então criamos o que o chamamos de “camadas de conteúdo”. Algumas dessas “camadas”, se bem construídas, podem ser responsáveis por comissões automáticas orgânicas num blog a partir de artigos de conversão.
Vamos entender melhor!
“A primeira camada de conteúdo”
O primeiro motivo, e talvez principal dentre muitos, para investir em conteúdo como estratégia de vendas, é que ele te permite ser facilmente encontrado.
O seu potencial cliente gasta um bom tempo com consumo de informações hoje. Ele provavelmente está conectado ao Google, ao Facebook ou ao YouTube, por exemplo, usando dispositivos como notebook, tablet ou smartphone. A primeira coisa que ele tende a fazer é interagir com conteúdo que desperte seu interesse para algo.
Na jornada de compra, essa é a fase de descoberta e aprendizado, onde o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Ele ainda está despertando o interesse para determinado tema e o seu objetivo como afiliado é capturar a sua atenção para mais adiante fazê-lo perceber que ele tem um problema ou uma oportunidade de negócio.
Uma “primeira camada” de conteúdo surge nessa etapa. Aqui é hora de alimentar seu blog com posts objetivos e relevantes que despertem o interesse da pessoa. A ideia é lançar conteúdo otimizado para garantir um volume de tráfego.
Comments